UA-80041631-2
Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Traças dos Livros

Classificação - Filo: Arthropoda - Classe: Insecta - Ordem: Thysanura

Este insetos são desprovidos de asas, apresentam o corpo alongado e com apêndices caudais longos, filiformes, muito característicos. O nome da ordem significa: thysanus (do grego, franja ou fimbria) e oura (do grego, cauda).

Traças das Roupas

Classificação - Filo: Arthropoda - Classe: Insecta
Ordem: Lepidoptera - Família: Tineidae

As traças das roupas possuem coloração clara e medem aproximadamente 1,2-1,5 cm de comprimento. Apresentam na cabeça tufos de pêlos avermelhados e as antenas são um pouco mais escuras do que o restante do corpo.
As traças das roupas voam pouco e não são atraídas pela luz, sendo encontradas em locais escuros, tais como armários e gavetas. Seu desenvolvimento é influenciado pela umidade, sendo o ambiente ideal aquele com umidade relativa próxima a 75%, aquecido e escuro.
As fêmeas depositam uma média de 40 a 50 ovos em um período de 2 a 3 semanas, morrendo logo após a postura. Os ovos, que possuem uma secreção adesiva, ficam aderidos às fibras dos tecidos das roupas. As larvas sofrem de 5 a 45 mudas, dependendo da temperatura ambiente e do tipo de alimento disponível. As larvas são de coloração esbranquiçada com cabeça escurecida e tecem um casulo, em forma de losango, enquanto se alimentam, podendo ficar parcialmente cobertas por ele. A alimentação consiste de lã, penas, pêlo, cabelo, couro, poeira, papel e ocasionalmente de algodão, linho, seda e fibras sintéticas. Roupas usadas sujas de bebidas, alimentos, suor ou urina, além daquelas guardadas por muito tempo, são as mais atacadas. As fezes das larvas das traças das roupas apresentam a mesma coloração das fibras dos tecidos. Quando as larvas estão prontas para pupar, elas migram à procura de frestas.

 

Os danos são provocados pelas larvas das traças lagartas pequenas e esbranquiçadas de cerca de 6 mm de comprimento e com cabeças escuras comem lãs e artigos de pêlo, mas não gostam de fibras artificiais, algodão ou linho.

Por isso, os artigos de maior risco são os de malha, os casacos de peles, os tapetes e os carpetes, os cobertores, as peças de mobiliário estofadas e algumas cortinas.

Antes de guardar quaisquer artigos feitos nestes materiais limpe-os ou lave-os em seguida coloque-os em grandes sacos plásticos, vedando.

Para eliminação total das traças sem as mesmas estiverem nos guarda-roupas e colocar todas asa roupas na cama para fazer uma pulverização geral.